Alterar Situação - Aba Indicadores

Alterar Situação - Aba Indicadores

Lista conteúdo de um registro da tabela "Situação", o qual fica disponível para você digitar as alterações desejadas.
A alteração de registros é restrita aos usuários responsáveis pela administração das tabelas.
Esse formulário possui quatro abas: "Dados Básicos", "Indicadores", "Parâmetros de Contabilização" e "Configuração de Campos".
Nesse momento você está na aba "Indicadores". Após preencher os campos dessa aba, você tem as seguintes opções:
1. Mudar para outra aba, para alterar os campos que a compõem;
2. Clicar no botão "Confirmar Alteração" para concluir a alteração.

Campos

Natureza - Selecione a natureza da operação definida por essa situação ou mantenha a mesma natureza. Pode ser uma destas: "Pagamento", "Recebimento".
Permite Estorno/Normal - este campo é visivel quando no campo Abas Permitidas for informado "Outros Lançamentos" e indica que a Situação sendo alterada permite eventos de estorno ou normais.
Aba a anular - este campo é visivel quando no campo Abas Permitidas for informado "Despesa a Anular", e indica se a Situação será utilizada para anulação de outras Situações de Encargo ou de Principal com Orçamento.
Contabilizado no CPR - Indica se algum evento da situação poderá ser acionado no momento da contabilização do documento e em que momento se dará essa contabilização, ou seja, se o documento Contabiliza na Liquidação, Contabiliza na Realização ou se Não Contabiliza.
Permite despesa antecipada - Define que uma Situação pode (selecione "Sim", nesse caso) ou não pode (selecione "Não", nesse caso) ser usada para registrar itens de despesa antecipada.
Permite Cronograma Patrimonial - Define que uma Situação pode (selecione "Sim", nesse caso) ou não pode (selecione "Não", nesse caso) ser usada para informar parcelas de cronograma patrimonial na aba Outros Lançamentos.
Efeito sobre centro de custo - Como essa situação afeta as informações de Centro de Custo. Pode ser uma destas: "Subtrai", "Soma", "Não afeta". Situações que possuem efeito sobre o Centro de Custo (que subtraem ou somam) serão apresentadas na aba Centro de Custos do Documento Hábil, quando o Órgão a que a UG Emitente do Documento Hábil pertence utilizar Centro de Custos.
Exige NDD no Centro de Custo - Define que uma Situação exige (selecione "Sim", nesse caso) ou não exige (selecione "Não", nesse caso) informar Natureza de Despesa Detalhada (NDD) no item de Centro de Custo.
Compensável - este campo é visivel quando no campo Abas Permitidas for informado "Crédito", e indica se o Crédito pode ser utilizado para compensação.
Permite contrato - este campo é visivel quando no campo Abas Permitidas for informado "Outros Lançamentos" ou "Principal com Orçamento", e indica se a Situação permite ou não a informação de Contrato.
Compromisso- Bloco constituído pelos indicadores de compromisso, descritos a seguir.
Geração - define se e como a Situação se comporta em relação à geração de compromisso. Pode ser uma destas: "Gera compromisso", "Gera compromisso consolidável", "Não gera compromisso".
Integra líquido - indica se a Situação integra (selecione "Sim", nesse caso) ou não (selecione "Não", nesse caso) o total do valor líquido, e é exibido quando o valor do campo "Geração" for diferente de "Não gera compromisso".
Documento de realização- Define o documento contábil que vai ser gerado para a realização dos compromissos, quando o valor do campo "Geração" for diferente de "Não gera compromisso", podendo ser:
  1. DAR - Documento de Arrecadação Municipal/Estadual
  2. DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais
  3. GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social
  4. GPS - Guia da Previdência Social
  5. GRU - Guia de Recolhimento da União
  6. OB - Ordem Bancária
  7. OBGR - OB ou GR
  8. PF - Programação Financeira
  9. NS- Nota de Sistema
Tipo de OB- Caso no campo Documento de Realização seja selecionado "OB", este campo especifica qual o tipo de Ordem Bancária da Situação, podendo ser:
  1. OB Crédito
  2. OB Pagamento
  3. OB Banco
  4. OB Aplicação
  5. OB Câmbio
  6. OB STN
  7. OB Fatura
  8. OB Judicial
  9. OB Reserva
  10. OB Proc esso Judicial
  11. OB Folha
  12. OB Cartão
  13. OB Crédito Retido
  14. OB Restituição GRU
  15. OB Restituição DARF
Tipo de DARF- Caso no campo Documento de Realização seja selecionado "DARF", este campo especifica qual o tipo de DARF, podendo ser:
  1. DARF
  2. DARF Numerado
  3. DARF Numerado Decomposto
Créditos relacionados - Indica Situações de Crédito que podem ser utilizadas para compensar Situações de Dedução ou de Encargo.
Situação de PF Relacionada - Indica o código da Situação de PF relacionada à Situação atual.

Botões

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Retornar - Clique nesse botão para desistir da alteração.

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